PROJETO VIDAS EM TRÂNSITO: O REFÚGIO EM CONTEXTO NO BRASIL

 

Projeto Vidas em Trânsito: o refúgio em contexto no Brasil é uma iniciativa do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ para abordar a questão dos refugiados no Brasil e no mundo. O projeto é coordenado pelo professor Flávio Combat e conta com a parceria da Cáritas-RJ para o atendimento e orientação daqueles que necessitem. 

Para mais informações sobre o projeto, acesse https://www.facebook.com/vidasemtransitodgei/

 

 

 

 

PROJETO DEBATES PÓS E DECOLONIAIS

 

A Iniciativa de Pesquisa e Extensão Debates Pós-Coloniais e Decoloniais foi criada, em 2017, por graduandos do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em resposta à percepção de que há, na acadêmia, a reprodução dos conhecimentos ocidentais, que acabam por ignorar e silenciar vivências e saberes de sujeitos e realidades sociais que fogem do pensamento hegemônico. 

 

O Debates Pós-Coloniais e Decoloniais congrega estudantes de graduação, mestrado e doutorado, de diversas universidades do Rio de Janeiro, que se reconhecem enquanto sujeitos brasileiros e latino americanos, cuja história é a de um povo que foi explorado, colonizado, coisificado e silenciado, cujos traços da colonialidade permanecem em sua realidade cultural, política e social. 

 

Por meio de eventos, rodas de conversa, encontros de leitura e apresentação de artigos, o grupo pretende se opor o protagonismo europeu e estadunidense nos campos de estudos acadêmicos e objetiva a inserção física e bibliográfica, neste meios, de corpos pertencentes às vivências africanas, afro brasileiras, muçulmanas, latino-americanas, árabes, asiáticas, das ditas minorias e de tantas outras comunidades do Sul Global.

 

Para mais informações sobre o projeto, acesse: https://debatespcd.com / Instagram: @debatespcd

 

 

 

VIDA PÚBLICA: COMO OS TEMAS REPUBLICANOS IMPACTAM A INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES E DE ENSINO DO ESTADO

 

O projeto de extensão “Vida pública: como os temas republicanos impactam a integração de crianças refugiadas nos espaços escolares e de ensino do Estado”, uma parceria entre a professora Renata Bastos da Silva do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) e a professora Flavia Guerra do IRID (Instituto de Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional), visa auxiliar a comunidade escolar, professores, alunas(os), pais, responsáveis e técnicos da área educacional  das redes municipal, estadual e federal que tenham de integrar e acolher, no dia a dia escolar de ensino, crianças refugiadas e/ou migrantes. 

Esta proposta é um desdobramento do projeto de extensão intitulado Vida Pública - os temas republicanos nos espaços escolares e de ensino, submetido ao edital RUA (REGISTRO ÚNICO DE AÇÕES DE EXTENSÃO) de 2017.2, que segue ativo em suas ações, coordenado pela professora Renata Bastos da Silva.

Um dos propósitos deste projeto é tornar a Universidade Pública acessível às Instituições Educacionais do ensino fundamental e médio, buscando meios e metodologias que permitam aproximar ambas as instituições e democratizar o conhecimento.

É importante interligar a teoria e a prática no que concerne à questão migratória para os que os alunos em situação de refúgio possam compreender seus direitos e suas possibilidades na sociedade brasileira. O mesmo pode ser dito em relação aos professores e aos demais alunos, que também são atores fundamentais para a integração da criança em situação de refúgio.

UFRJ  CCJE LOGOlogo5logo6  icoyoutubeicoface icoinsta 

 

 

  

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.290-902
Telefones: 55 21 3938-5216, 3938-5218
email: secretaria@irid.ufrj.br / secretaria.irid@gmail.com
          mapa local corte
UFRJ Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID
Desenvolvido por: TIC/UFRJ