Laboratório Orti Oricellari de Análise de Conjuntura em Economia Política Internacional

 

Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) e Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional (PEPI-IE)

 

Coordenação: Prof. Mauricio Metri

 

Apresentação

 

Construído em 1483 pela família Rucellai próximo ao Rio Arno na Cidade de Florença, os Jardins Oricellariforam por muitos anos palco de encontros e debates de parte da aristocracia florentina no período renascentista. Dele participavam humanistas, filósofos, artistas, políticos, teólogos e comandantes militares, dentre outros. De acordo com a Enciclopédia Maquiaveliana[1], na agenda de debates dos Jardins Oricellari faziam parte o amor pela antiguidade, todas as suas formas de literatura, a escrita historiográfica, o latim, o debate filosófico com base em pensadores antigos e o estudo da política, do passado e de então. Ao centro dos interesses estava a análise dos acontecimentos da conjuntura a partir do conhecimento e do estudo da antiguidade. Segundo a referida enciclopédia, nos Jardins Oricellari praticava-se uma reflexão sobre a história antiga como ferramenta para compreensão das dinâmicas políticas da então conjuntura florentina, italiana e europeia. Portanto, nas galerias dos jardins, entre suas flores, avenidas de vinhas, árvores, colunas, portais, estátuas e bustos de mármore, praticava-se um típico exercício de análise de conjuntura no exato momento em que nasciam o sistema internacional e a própria Idade Moderna.

 

Nos dias de hoje, embora o acompanhamento da conjuntura tenha se transformado consideravelmente pelas mais diversas razões, este segue sendo alimentado pelas mesmos motivações do passado: diante da incerteza quanto ao futuro e da complexidade das tensões, disputas e crises do presente, é um imperativo e um desafio interpretar de algum modo as relações internacionais atuais, as rivalidades e os conflitos globais do dia a dia, além das subjacentes dinâmicas políticas e econômicas características do cotidiano do sistema, sobretudo para quem está no campo da Economia Política Internacional.

 

Nesse sentido, pode-se dizer que o propósito último da análise de conjuntura tem-se preservado em sua essência, revelando uma perenidade estrutural, como se a natureza dos desafios de outrora seguissem ainda vivos de alguma forma no presente.

 

O que parece ser, no entanto, um exercício simples, de esforço de observação do noticiário internacional, ganha outro entendimento quando se percebe que o desafio é justamente não reduzir tal reflexão a um relato dos acontecimentos do dia a dia, como é próprio da atividade jornalística, por um lado, assim como não restringi-la a um exercício propositivo derivado de algum tipo de orientação política ou teleológica, por outro lado.

 

É necessário um distanciamento crítico combinado a uma capacidade de selecionar, organizar, ler e interpretar fatos e processos sociais, muitas vezes, complexos e imprecisos. Isto porque sobre a conjuntura incidem forças e dinâmicas sociais diversas, de diferentes temporalidades, marcadas por fenômenos muitas vezes dos mais profundos, que moldam e influenciam de algum modo o tempo da conjuntura. Como nos Jardins Oricelllari, tanto o conhecimento histórico quanto uma reflexão interdisciplinar sobre as relações humanas e as interestatais são importantes estratégias metodológicas para selecionar e hierarquizar os fatos, as dinâmicas e os processos sociais da conjuntura. 

 

Sob inspiração do pensamento e das práticas renascentistas de outrora, foi criado o Laboratório Orti Oricellari de Análise de Conjuntura em Economia Política Internacional.

 

 

[1]       Machiavelli: enciclopedia machiavelliana, Volume 2, Gennaro Sasso, Istituto della Enciclopedia Italiana, 2014.

UFRJ  CCJE LOGOlogo5logo6  icoyoutubeicoface icoinsta 

 

 

  

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.290-902
Telefones: 55 21 3938-5216, 3938-5218
email: secretaria@irid.ufrj.br / secretaria.irid@gmail.com
          mapa local corte
UFRJ Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID
Desenvolvido por: TIC/UFRJ