Durante o curso de graduação, você terá oportunidade de usufruir de diversos tipos de bolsas de estudo. Há bolsas acadêmicas, como a de monitoria, e a de iniciação científica. Há ainda bolsas de cunho assistencial, destinadas a garantir uma renda mínima para estudantes carentes, para que tenham condições de permanecer na universidade.
Bolsas de Iniciação Científica
Há diversos programas de Iniciação Científica, alguns dependendo apenas do orientador (FAPERJ, CNPq balcão), outros da linha de pesquisa (ANP) e outras ainda ligadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica –PIBIC, cujo edital costuma sair em março. Também este depende do orientador. Ou seja, o aluno que tiver interesse nesse tipo de bolsa deve se informar sobre as linhas de pesquisa do instituto e procurar um possível orientador.
Bolsas de Monitoria
Regulada pela resolução CEG 04/2004 e com editais definidos pelo CEG e informações na página www.pr1.ufrj.br.
Bolsas Auxílio
Para os estudantes com dificuldades de se manter na universidade, a UFRJ possui vários programas assistenciais. Há a bolsa permanência, destinada a estudantes cotistas e eventualmente estendida a outros estudantes de baixa renda. Essa bolsa não depende do aluno solicitá-la.
Além disso, há a possibilidade de se conseguir uma vaga na Residência Estudantil, acompanhada pelo benefício moradia, para alunos que morem longe, e existe ainda a bolsa auxílio, que deve ser solicitada pelo aluno interessado.
Tanto o benefício moradia quanto a bolsa auxílio são regulados pela resolução CEG 01/2008, com editais em fevereiro ou março. Destinam-se a estudantes com baixa renda.