O Curso de Graduação em Relações Internacionais, de formação de Bacharéis de Relações Internacionais, em nível superior, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi criado no ano de 2008 através do Processo Proc. 23079.006503/07-94 – CFCH/CCJE, após trinta anos de debates entre docentes de Ciências Sociais e Humanas. A sua institucionalização foi possível dentro do âmbito do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Decreto no 9069 de 24 de abril de 2007) e em conformidade com as Resoluções n. 04/2008 e n. 06/2008 do CONSUNI, que estabeleceram procedimentos para criação e aprovação de cursos e programas de graduação e pós-graduação que envolvam associação e responsabilidade comum de mais de uma unidade e/ou órgão suplementar, também conhecido como Multiunidade. 

Em 2005, a Decana do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFCH) Professora Sueli Souza de Almeida teve a iniciativa de abrir edital de concurso público de professor adjunto de “Estudos Internacionais” com o objetivo de criação de um curso de graduação na área. No ano seguinte, por meio da Portaria n.10 de 06 de novembro de 2006, dos Decanos Professor Alcino Ferreira Câmara Neto (CCJE) e Professor Marcelo Macedo Correa e Castro (CFCH), foi estabelecida a Comissão de Estudo de Viabilidade e Pertinência para criação do curso de graduação em Relações Internacionais na UFRJ, composta pelos professores Alexander Zhebit, concursado para a área de Estudos Internacionais (CFCH) e Geraldo Luiz dos Reis Nunes (FACC), coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais da Reitoria da UFRJ. 

O primeiro Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Relações Internacionais foi elaborado em parceria com três Centros da UFRJ: Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Letras e Artes. O projeto foi discutido e aprovado pelos Conselhos dos Centros de Ciências Jurídicas e Econômicas e de Filosofia e Ciências Humanas, e homologado pelo CEG em 28/05/2008 e pelo Conselho Universitário em 05/06/2008. “Aprovada, com 1 (uma) abstenção, a criação do curso, de acordo com o parecer favorável da Comissão de Ensino e Títulos”. (Sessão de 05 de junho de 2008, Boletim No 13 - 19 de Junho de 2008 / p. 7.) 

A Portaria n. 11, de 10 de novembro de 2008, do Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Prof. Alcino Ferreira Câmara Neto, e do Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Prof. Marcelo Macedo Correa e Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nomeou a Professora Vanessa Oliveira Batista como Coordenadora pró-tempore do curso de Graduação em Relações Internacionais e o Professor Alexander Zhebit como Vice-Coordenador, que assumiu a Coordenação pró-tempore em fevereiro de 2011, assessorado pelo Professor Geraldo Luiz dos Reis Nunes, que foi nomeado substituto eventual. 

As atividades letivas do curso de Graduação em Relações Internacionais foram iniciadas em março de 2009. Em 2009 o Curso de Relações Internacionais da UFRJ participou pela primeira vez do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE). Em fevereiro de 2012, foi protocolizado processo de reconhecimento do Curso pelo MEC. No ano de 2013 o Projeto Pedagógico do Curso foi atualizado a partir das alterações realizadas no âmbito da sua implantação.

 

O INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DEFESA (IRID)

 

Em março de 2008, a Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento emitiu a Portaria n.522/208, que designou os professores Gloria Maria Hellmeister e Agnaldo Fernandes Silva para compor a comissão de acompanhamento referente à implantação do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), órgão responsável pela área acadêmica de Relações Internacionais na UFRJ. O NEI tornou-se responsável pela oferta de disciplinas e contratação de professores da área de relações internacionais na UFRJ, para atender as demandas das graduações e pós-graduação, dentre as quais destacam-se as demandas do curso de Graduação em Relações Internacionais e a Pós-Graduação em Economia Política Internacional.

No ano de 2009, iniciaram-se os debates para a criação do curso de Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacionais, primeira graduação no Brasil na área de Defesa e Segurança, com gestão compartilhada com CCJE e CCS e vinculada ao NEI. As atividades letivas do curso de Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional datam do mês de março de 2010. 

As atividades do NEI foram suspensas em 2011 e a condução dos cursos de Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional ficaram sob a responsabilidade do CCJE e demais centros parceiros nos cursos. 

Os debates em torno da necessidade de institucionalização da área acadêmica de Relações Internacionais e Defesa na UFRJ foram retomados em 2016, quando foi elaborado o projeto de transformação do Núcleo de Estudos Internacionais em Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID). A proposta de alteração do Estatuto da UFRJ, que visou transformar o NEI em Instituto de Relações Internacionais e Defesa, foi conduzida pelo Decano do CCJE, professor Vitor Mario Iorio, auxiliado pelos professores Leonardo Valente Monteiro, coordenador do curso de Graduação de Relações Internacionais, e Sandra Maria Becker Tavares, coordenadora do curso de Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional.

A proposta de criação do Instituto de Relações Internacionais e Defesa foi protocolada através do processo n. 23079.038157/2016-75 – CCJE/IRID e aprovada em sessão histórica do Conselho Universitário em 23 de novembro de 2017, com o objetivo de reunir a comunidade docente e discente de Relações Internacionais e de Defesa da UFRJ em uma mesma unidade. A Resolução n. 12/2017 do Consuni alterou o parágrafo único do Artigo 2 do Estatuto da UFRJ em decorrência da transformação do Núcleo de Estudos Internacionais em Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID).

Concebido para se tornar um centro de referência nacional e internacional, o IRID tornou-se responsável pela gestão dos cursos de graduação em Relações Internacionais e em Defesa e Gestão Estratégica Internacional, com seus mais de mil alunos e vinte e quatro professores altamente qualificados em seu quadro permanente. O Regimento do IRID, aprovado pelo Consuni (Resolução 08/2018), estabeleceu a transferência definitiva de localização dos cursos de Relações Internacionais e de Defesa e Gestão Estratégica Internacional para o Instituto de Relações Internacionais e Defesa. O processo n. 23079.028135/2019-40, aprovado pelo CEG em 14 de agosto de 2019, confirmou a exclusão da modalidade “Curso Multiunidade” para as graduações em Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional.

O Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) passa a integrar, como órgão suplementar, o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE. O IRID é um Instituto Especializado (nos temos dos artigos 36 e 37 do Estatuto da UFRJ) e que tem a finalidade, por meio da abordagem integrada e multidisciplinar na área de Assuntos Internacionais e Defesa, de criar, desenvolver, fortalecer e difundir as atividades de ensino, pesquisa e extensão de interesse da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Praia Vermelha 1a

Foto: Gabriel Sperandio/CoordCOM/UFRJ

UFRJ irid   CCJE UFRJ  capes irid  CNPQ irid facebook irid  instagram irid  spotfy irid  youtube irid 

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.290-902
Telefones: 55 21 3938-5216, 3938-5218
email: secretaria@irid.ufrj.br / secretaria.irid@gmail.com
          mapa local corte
UFRJ Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID
Desenvolvido por: TIC/UFRJ