Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Existem várias formas de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Todas as formas de ingresso, são reguladas pela resolução CEG 06/2010 e são as seguintes:

 

Concurso de Acesso

O Concurso de Acesso à Graduação na UFRJ ocorre pela inscrição e participação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e, posteriormente, participação no Acesso UFRJ, em conformidade com as normas estabelecidas em Editais Complementares. Esta é a principal maneira para se tornar aluno de graduação da UFRJ.

A inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM deverá ser efetuada segundo as instruções do INEP/MEC, por meio de consulta na página eletrônica do INEP.

O curso de Relações Internacionais abre 120 vagas por ano, 60 por semestre.

 

Isenção de Concurso de Acesso

É a forma de ingresso destinada a pessoas com diploma de curso superior em áreas afins. O edital referente ao processo seletivo é definido pelo CEG ao fim de cada semestre letivo e divulgado na página da Comissão de Acesso da UFRJ.

 

Transferência Facultativa

 

A Transferência Facultativa pode ocorrer através da Transferência Externa Especial que tem edital aberto pela UFRJ no 2º semestre para ingresso no 1º semestre do ano seguinte, ou por Transferência Externa Facultativa que tem edital aberto pela UFRJ no 1º semestre para ingresso no 2º semestre do mesmo ano.

 

Transferência Obrigatória (Ex-officio)

As Transferências Ex-officio são efetivadas entre instituições públicas de ensino vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar, estudante ou seu dependente estudante. A aceitação da transferência será obrigatória em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para localidade mais próxima.

 

Mudança de Curso

O ingresso através da mudança de curso é possível para alunos de outros cursos da UFRJ que já tenham cursado um mínimo de 16 créditos dos 2 (dois) primeiros períodos da grade curricular do curso de origem e conseguir equivalência de conteúdo de no mínimo 12 créditos do curso pleiteado. O edital de mudança de curso é aberto todo semestre e o número de vagas definida de acordo com a disponibilidade.

 

Reingresso

O Reingresso é uma possibilidade de ingresso na UFRJ para alunos concluintes de cursos da UFRJ no ano acadêmico anterior ao ano acadêmico do Reingresso. O edital abre no segundo semestre para reingresso no primeiro semestre do ano seguinte.

Informações sobre editais, calendário e datas dos concursos são obtidas na página do Acesso a Graduação UFRJ.

 

facebook socialnetwork 17442           logo ufrj.Movie Snapshot               logo4            logo5          logo6                     

 

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.2290-902
Telefones: 55 21 3938-5216, 3938-5218
email: secretaria@irid.ufrj.br
          mapa local corte
UFRJ Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID
Desenvolvido por: TIC/UFRJ