ENADE 2022

 

Sobre o ENADE

 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é aplicado pelo INEP desde 2004 e busca avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação a partir dos seguintes critérios: a) conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos; b) desenvolvimento de competências e habilidades necessárias  ao aprofundamento da formação geral e profissional; c) nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

 

O ENADE, junto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) avalia a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os cursos devem inscrever obrigatoriamente os estudantes ingressantes e. concluintes habilitados de cursos de bacharelados. Os resultados do ENADE para os cursos incluem as notas dos estudantes nas provas, as respostas do questionário preenchido pelos estudantes e as respostas do questionário preenchido pelos coordenadores. 

 

A área de Relações Internacionais é avaliada desde 2009 e os ciclos avaliativos do ENADE acontecem a cada 3 anos. Por conta da pandemia do Covid 19, as avaliações da área de 2021 foram transferidas para 2022.

 

Site do ENADE/INEP

 

PRA QUE SERVE A PROVA DO ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

  

QUANDO SERÁ A PROVA DO ENADE?

A prova do ENADE será aplicada no dia 27/11/22, em local ainda a ser definido pelo INEP. Quando definido, o local será divulgado no portal do aluno no sistema E-MEC. Divulgaremos também pelo SIGA e no site do IRID o local de realização das provas.

 

 

SOU CONCLUINTE. DEVO FAZER A PROVA DO ENADE?

Todos os estudantes concluintes, ou seja, aqueles que ja concluíram 70% ou mais dos creditos do curso, devem realizar a prova do ENADE. A lista de concluintes habilitados a fazerem o exame está disponível no site do IRID:

https://irid.ufrj.br/index.php/graduacao/enade/lista-dgei

https://irid.ufrj.br/index.php/graduacao/enade/inscritos-ri

 

SOU INGRESSANTE EM 2022. DEVO FAZER A PROVA DO ENADE? DEVO PREENCHER O QUESTIONÁRIO?

Não. Os ingressantes foram apenas cadastrados na plataforma do INEP, mas estão dispensados de fazer a prova e não devem preencher o questionário.

 

SOU CONCLUINTE. O QUE DEVO PREENCHER NO CADASTRO NO SISTEMA INEP?

Você deve preencher o cadastro, informando seu CPF, seus dados pessoais (que devem ser iguais aos informados na Receita Federal), endereço de e-mail e número de telefone fixo ou celular. O estudante também deverá anexar uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro (não de perfil), sem o uso de óculos escuros e sem bonés, viseiras, gorros ou similares. 

Para maiores esclarecimentos, assista o vídeo a seguir, com um tutorial sobre como preencher o cadastro do ENADE:  https://youtu.be/DRWLwWB4nF0

 

SOU CONCLUINTE. DEVO PREENCHER O QUESTIONÁRIO?

Todos os estudantes habilitados a fazerem a prova do ENADE, ou seja, os concluintes, devem OBRIGATORIAMENTE preencher o questionário. Ele tem o objetivo de levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES. Portanto, ressaltamos a importância de responder o questionário com seriedade.

 

ATÉ QUANDO DEVO PREENCHER O QUESTIONÁRIO?

Até o dia 26/11/22.

 

O QUE É COBRADO NA PROVA DO ENADE?

Os estudantes de DGEI e RI farão a mesma prova. Os assuntos cobrados na prova são:

I - Teorias das Relações Internacionais;

II - Economia política internacional;

III - Instituições, regimes e organizações internacionais;

IV - Direito internacional público e direitos humanos;

V - Segurança internacional, estudos estratégicos e defesa;

VI - Política externa e política externa brasileira;

VII - História das Relações Internacionais;

VIII - Política internacional contemporânea.

 

Como se vê, todos estes assuntos são trabalhados em diversas disciplinas de DGEI e RI. Para maiores informações sobre a prova, acesse a página do IRID, onde você encontrará provas de exames anteriores: 

https://irid.ufrj.br/index.php/graduacao/enade/info

 

MEU NOME APARECE NA LISTA DE HABILITADOS A PRESTAR A PROVA DO ENADE, MAS NÃO PODEREI COMPARECER PARA FAZER O EXAME. O QUE EU FAÇO?

O edital do ENADE prevê as seguintes justificativas aceitas para o não comparecimento à prova do ENADE:

 

- Acidentes

- Assalto

- Casamento

- Extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação

- Luto

- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro(a) transferido(a) de município por seu empregador

- Saúde

- Maternidade

- Paternidade

- Atividade acadêmica em outro curso de graduação ou pos-graduação

- Concurso público ou processo seletivo de trabalho

- Intercâmbio não vinculado ao curso avaliado

- Privação de liberdade

 

 

Os estudantes só poderão submeter a justificativa de ausência depois da realização da prova. O prazo para submissão da justificativa é entre os dias 04 e 20 de janeiro de 2023, no sistema do INEP. A partir do dia 04/01/]23, o sistema INEP estará aberto para recebimento das justificativas. O estudante deverá entrar no sistema e descrever a justificativa de sua ausência no dia da prova e, quando for o caso, fazer o upload da documentação comprobatória para a falta.

Para maiores informações sobre a justificativa de ausência à prova, leia o Anexo III do edital em anexo, entre as páginas 30 e 32. 

 

O QUE ACONTECERÁ DEPOIS QUE EU SUBMETER A JUSTIFICATIVA DE MINHA EVENTUAL FALTA À PROVA DO ENADE?

O INEP é a entidade responsável por aceitar ou não a justificativa do estudante. Caso o INEP não aceite a justificativa, o estudantes poderá recorrer. A Coordenação do curso de DGEI e o INEP farão a análise das solicitações de dispensa dos estudantes.

 

QUANDO EU POSSO INTERPOR RECURSOS DA SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE PROVA INDEFERIDA PELO INEP?

Entre os dias 28 a 10 de fevereiro de 2023.

 

QUANDO SAI O RESULTADO DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO DE DISPENSA DE PROVA INDEFERIDA PELO INEP?

Ate o dia 27/02/2023.

  

QUANDO VOU SABER SE MINHA SITUAÇÃO NO ENADE ESTÁ REGULAR?

 No dia 04/01/2023, quando o INEP divulgar a relação de estudantes em situação regular. 

A situação de regularidade do estudante no ENADE é registrada no histórico escolar. OS ESTUDANTES CONCLUINTES HABILITADOS, cujos nomes aparecem na lista divulgada no site do IRID, FICAM CONVOCADOS PARA PARTICIPAÇÃO NO ENADE 2022, DEVENDO PREENCHER O QUESTIONÁRIO E PARTICIPAR DO EXAME (DUAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A ATRIBUIÇÃO DE REGULARIDADE).

 

Por fim, ressalto que a nota que o estudante tirar no ENADE não aparece no boletim individual. As notas servem apenas para avaliar o curso e não o aluno.

No caso de DGEI, a realização do ENADE é a chancela da graduação como oficialmente curso internacionalista.

A cooperação de todos é fundamental para a boa projeção institucional do curso. A inscrição não é demorada nem difícil e é necessária.

 

Qualquer dúvida, estamos à disposição:

Coordenação de RI - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenação de DGEI - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

Editais e portarias 2022

 

Edital 51 - ENADE 2022 - dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Enade 2022 (Publicado no DOU em 27/6/2022)

Portaria n24/2022

Portaria n.41/2022

UFRJ irid   CCJE UFRJ  capes irid  CNPQ irid facebook irid  instagram irid  spotfy irid  youtube irid 

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.290-902
Telefones: 55 21 3938-5216, 3938-5218
email: secretaria@irid.ufrj.br / secretaria.irid@gmail.com
          mapa local corte
UFRJ Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID
Desenvolvido por: TIC/UFRJ