O “Núcleo de Artes, Interculturalidade e Política Internacional – NAIPI”, surge a partir do interesse de docentes e discentes do IRID em desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão que tenham, como objeto central, obras e/ou movimentos culturais das áreas do cinema, dança, teatro, música, jogos, moda, literatura e artes plásticas. Seja trabalhando o erudito ou o popular, o local ou global, NAIPI pretende estudar as mais diferentes obras e/ou movimentos culturais e suas interações/conexões com a política internacional.

Nos quinze anos de existência do curso de Relações Internacionais e nos quatorze anos do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, as pesquisas sobre Cultura cresceram gradativamente, impulsionadas por docentes como os professores Henrique Paiva, que por muito tempo conduziu a iniciativa do “Cine Defesa” e as disciplinas de “Literatura e Relações Internacionais” promovidas pelo professor Leonardo Valente. Ao longo dos anos, os professores Elidio Marques e Flavia Guerra, orientaram Trabalhos de Conclusão de Curso que tiveram como objeto central alguma obra ou movimento cultural. No ano de 2022 foram criadas no SIGA três disciplinas que contemplam as áreas da cultura (IRD047), literatura (IRD043) e cinema (IRD045), concretizando o interesse expresso do corpo docente do IRID em desenvolver atividades de ensino e pesquisa nessas áreas.

Por fim, cabe ressaltar que a proposta de criação de NAIPI veio do dialogo entre a professora Larissa Rosevics com os estudantes de Defesa e Gestão Estratégica Internacional Bryan Barros Bizarello Morais, Larissa Alves de Lima, Laís Simões Lima, Tayla Vilela Lopes, Lucas Almeida dos Santos, Maria Beatriz Mathias de Andrade e Milenna Mel Nunes de Carvalho, que perceberam, nos Estudos Culturais a possibilidade de desenvolver atividades de pesquisa e extensão, inspirados pelos cursos de extensão sobre “Mídia, cultura e sudeste asiático”, ofertados pelos professores substitutos Alana Camoça (2022) e Leandro Loureiro (2024).

 

LINHAS DE PESQUISA:

 

CINE MUNDO

A linha de pesquisa “Cine-Mundo”, ao explorar a linguagem da sétima arte, cria um espaço intelectual de abstração artística e de contemplação filosófica sobre questões fundamentais da vida em sociedade
tanto no plano doméstico quanto no cenário internacional. Os debates em torno dos filmes têm um caráter interdisciplinar, ao explorar conceitos de diversas áreas acadêmicas. Esses debates também buscam destacar a natureza ambivalente das narrativas apresentadas em tela, ao perceber a complexidade do caráter humano e das relações sociais. O programa de pesquisa estrutura-se no tripé: emancipação crıt́ica, estıḿulo criativo e potencial afetivo. A linha de pesquisa, ao proporcionar uma forma mais sofisticada de se entender o mundo, estimulando um olhar sensível para as sutilezas da vida e para o valor das relações humanas, acaba por alterar a forma como a pessoa se relaciona com o mundo, despertando o interesse ético por soluções alternativas para a vida social e para a trajetória individual.

 

UTOPIAS, DISTOPIAS E O MUNDO CONTEMPORÂNEO

Desde as primeiras obras ficcionais utópicas, como “A Útopia” de Thomas More, a realidade imaginada tinha por objetivo refletir a realidade objetiva em suas múltiplas complexidades políticas, econômicas e sociais. Em seu sentido antitético e pessimista, a distopia é sintomática do desencanto proporcionado pela modernidade e pelas questões de gênero, raça, étnica, classe e nacionalidade que ainda persistem no mundo contemporâneo. O objetivo da linha de pesquisa é refletir sobre as obras ficcionais da contemporaneidade e seus autores a partir dos diferentes pontos narrativos em que as mesmas são construídas, bem como através das perspectivas históricas e sócio-culturais em que as histórias são contadas.

 

MÚSICA, RESISTÊNCIA E AMÉRICA LATINA

A música teve papel importante nos processos sociais deresistência aos governos autoritários da América Latina, durante o século XX. Através das melodias e letras foi possível estabelecer diálogo, troca de experiências e união social em momentos de crise e ruptura institucional. O objetivo da linha de pesquisa “Música, resistência e América Latina” é pesquisar artistas e movimentos artísticos que utilizaram e utilizam a música como instrumento de luta social, bem como de diálogo e integração entre os povos da América Latina, nos séculos XX e XXI.

 

Integrantes:

Larissa Rosevics - coordenação

Bryan Barros Bizarello Morais

Larissa Alves de Lima

Laís Simões Lima

Tayla Vilela Lopes

Lucas Almeida dos Santos

Maria Beatriz Mathias de Andrade

Milenna Mel Nunes de Carvalho

Henrique Paiva

 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Link CNPQ http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4111954197723774

UFRJ irid   CCJE UFRJ  capes irid  CNPQ irid facebook irid  instagram irid  spotfy irid  youtube irid 

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.290-902
Telefones: 55 21 3938-5216, 3938-5218
email: secretaria@irid.ufrj.br / secretaria.irid@gmail.com
          mapa local corte
UFRJ Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID
Desenvolvido por: TIC/UFRJ