Ângulo de Leitura e Metodologia: da perspectiva geo-histórica para a conjuntura
A análise de conjuntura característica do Observatório Internacional Orti Oricellari tem como base algumas interpretações sobre as tendências históricas e as leis de movimentos de longa duração do sistema internacional, sobretudo em termos de seus aspectos geográficos, políticos e econômicos. Há um esforço de se refletir a conjuntura a partir de parâmetros geo-históricos.
Nesse sentido, não se reproduz o método analítico convencional a partir do recorte clássico do conhecimento científico (política internacional, economia internacional, etc.) ou por tabuleiros (Europa, África, Ásia, etc.). De maneira distinta, organiza-se a pesquisa e a observação com base nos conflitos e disputas de poder que hierarquizam e dinamizam o sistema internacional. As temáticas clássicas aparecem atravessadas transversalmente nos tabuleiros em que se concentram tais conflitos interestatais.
- Ângulo de Leitura
Para interpretação das informações relativas aos acontecimentos conjunturais do sistema internacional, a perspectiva analítica em privilégio do Observatório Orti Oricellari tem como ângulo de leitura os antagonismos geoestratégicos entre as principais potências do sistema internacional, Estados Unidos, Rússia e China.
Estes antagonismos geoestratégicos são interpretados com base nas leis de movimentos do sistema internacional em sua longa duração, ou seja, desde suas origens medievais até o presente.
- Método de Observação, Seleção e Organização dos Acontecimentos
Parte-se de entendimentos (pressupostos) acerca (i) da inserção geopolítica de cada uma das três potências em destaque e (ii) de suas respectivas estratégias defensivas e de projeção internacional. É exatamente com base nesses entendimentos (pressupostos) que se selecionam as informações relevantes e, no limite, arbitra-se o próprio critério do que é um fato, assim como sua organização e hierarquização para leitura, mesmo que breve e objetiva, da conjuntura internacional.