Após concluir com aprovação todos os créditos, inclusive Trabalho de Conclusão de Curso, Atividades Complementares, Atividades de Extensão ou Estágio Supervisionado (estes dois últimos variam de acordo com o ano de ingresso), o aluno poderá solicitar a sua colação de grau na forma solene realizada pela Diretoria do IRID. Ao solicitar a colação o concluinte também deverá solicitar conjuntamente o seu diploma.

A participação na colação de grau é pessoal e obrigatória. Ao final da mesma o formando receberá uma declaração de conclusão de curso, que servirá como comprovante até a expedição de seu diploma de bacharel em Relações Internacionais.

Assim que o diploma for tramitado e registrado pela Divisão de Diplomas da UFRJ e retornar ao IRID, o requerente é avisado por e-mail e deverá retirar pessoalmente o seu diploma. O interessado pode acompanhar seu processo através do Sistema de Acompanhamento de Processos da UFRJ.

Principais cuidados com o diploma: não molhar, não plastificar, não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes, não colar adesivos, não deixá-lo exposto ao sol, evitar contato com areia, umidade e produtos químicos, evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo. Assim como todo documento oficial, uma vez danificado, o diploma perde o seu valor.

Requerimento de Colação de Grau e Expedição de Diploma Requerimento de Colação de Grau e Expedição de Diploma

Lista de Documentos para Solicitação de Diploma

Regulamento para Colação de Grau Excepcional dos Cursos de Graduação do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ

Expedição de 2ª Via de Diploma

A segunda via do Diploma de graduação pode ser expedida, tanto por motivo de extravio como danificação do original, e deve ser solicitada na Unidade Acadêmica de origem. Para ser expedida por extravio, será necessária a comprovação pelo interessado da publicação em órgão da imprensa de maior circulação local com antecedência.

Diploma de Dignidade Acadêmica

A UFRJ concederá anualmente aos alunos que concluírem os seus cursos de graduação, dignidades acadêmicas de acordo com o seu desempenho escolar.

Certificado de Dignidade Acadêmica

UFRJ irid   CCJE UFRJ  capes irid  CNPQ irid facebook irid  instagram irid  spotfy irid  youtube irid

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.290-902