Inana

Descrição do Grupo

O grupo de pesquisa "Inana" (Imbricações em Novos Acordos para Necessários Afetos) advém de um comprometimento de integrantes dos corpos docente, discente e de egresses do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o estudo e a prática dos feminismos dissidentes no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A partir da compreensão da necessidade de um engajamento imbricado em prol da eliminação de formas interconectadas de violência, subordinação e exploração, propõe deslocar o lócus de análise do pensamento internacional a partir da centralidade do Sul - Global e metafórico -, simultaneamente, pluralizar e complexificar o que se considera uma "teoria internacional" e uma "teoria feminista". Fundado no estudo da política mundial a partir das articulações complexas entre os eixos centrais de gênero, sexualidade, raça/etnia e classe como pressupostos ontológicos (relacionados ao estudo do ser, da existência e da realidade), epistemológicos (relacionados ao estudo dos processos de conhecimento, suas dinâmicas e relações de poder), metodológicos (relacionados ao estudo dos percursos e ferramentas da pesquisa)  e teóricos, abrange os aspectos estruturais e relacionais dessas articulações em âmbito local, nacional, regional, internacional, transnacional e global, assim como seus impactos nas dimensões institucional, intersubjetiva e intrassubjetiva da existência. Para além do compromisso com o cultivo de um conhecimento horizontal, plural e acessível, o grupo busca promover a potencialidade coletiva/cooperativa e, ao mesmo tempo, ressaltar a singularidade intelectual, social e política de cada integrante a partir da ética do cuidado. Vinculado ao projeto de pesquisa "Feminismos do Sul e Solidariedades Transnacionais", contemplado com bolsa de iniciação científica pelo Edital Pibic 2022.

LINHAS DE PESQUISA

Governança, Conflitos e Geopolítica Descolonial

Tem por propósito compreender como relações atravessadas de gênero, sexualidade, raça/etnia, classe e nacionalidade estão inscritas em processos que conformam a política mundial e constituem o sistema internacional, suas dinâmicas de poder e as violências e conflitos daí decorrentes. Este movimento epistemológico, considerando as relações complexas em âmbito local, nacional, regional, internacional, transnacional e global, inclui a compreensão acerca do papel de atores Estatais e não-estatais que fazem parte da constituição de sistemas de governança, a segurança internacional,  os direitos humanos, o meio ambiente, as migrações, entre outros. Ao mesmo tempo, a linha de pesquisa surge de um esforço de pluralizar e aprofundar o que se compreende por teorias do internacional e como um tema pertinente às Relações Internacionais a partir de dois movimentos conjuntos: (1) a centralização dos inúmeros atravessamentos das dinâmicas globais constituintes do internacional, como o colonialidade, capitalismo e patriarcado e seus processos de subjetificação (generificação, racialização, sexualização, por exemplo);  (2) a complexificação do que se compreende por governança, geopolítica e conflitos internacionais, a fim de evidenciar a importância política de sujeite/a/os e grupos das margens em cadeias globais de poder.

Imbricações, Movimentos e Resistência

Objetiva investigar os movimentos e resistências voltados ao enfrentamento das violências de gênero e seus atravessamentos com outros eixos de subordinação, como sexualidade, raça/etnia, classe e nacionalidade, que conformam o sistema internacional. Volta-se, portanto, para a análise dos processos e estruturas intrassubjetivas, intersubjetivas e institucionais de resistência e de construção de solidariedades interseccionais e alternativas dissidentes à ordem global e seus sistemas imbricados de poder que se forjam e se transformam no espaço e no tempo a partir das várias articulações nos contextos específicos nos quais elas têm lugar. O objetivo desta linha de pesquisa, portanto, é duplo: (1) complexificar os entendimentos existentes sobre os movimentos organizados e distintas formas de construção de solidariedades e de resistência em suas articulações local, global e transnacional;  (2) pluralizar e aprofundar o que se constitui como movimentos e resistências à ordem global/internacional a partir de vivências, localidades e corporeidades dissidentes.

Integrantes:

Renata Guimarães Reynaldo (Coordenadora)

Alicia de Freitas Rodrigues

Bruna de Oliveira Reis