Por que, em regimes democráticos, os militares não devem se envolver com a política? No episódio “Desmilitarizando a política”, começamos a desfazer as confusões e mitos que permeiam esse debate. Discutimos o que é uma democracia, e o que essa forma de organização política implica para o papel dos militares.
O episódio é parte da série “Democratizando a Defesa”, um projeto de divulgação científica e extensão interinstitucional entre o Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio), o Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD/UFRJ), o Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas (UNIFESP) e o projeto "Forças Armadas, Defesa e Democracia na América do Sul" (UFRRJ). A série visa promover discussões sobre as relações civil-militares em contextos democráticos e fomentar a participação social nas questões de Defesa do Brasil.
A produção dos vídeos contou com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu), órgão do Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio.
Para acompanhar a série, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=q0YUTIaYWfM&list=PLdmI_AZTo7PWD3czcTr8SsB3bF6Drgw1m&index=1