Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

IRID LOGO

 

Caros e Caras Estudantes do IRID,

 

A inscrição em disciplinas na UFRJ inicia-se na sexta feira, dia 25 de junho de 2021, conforme Resolução CEG 05/2021. Está disponivel no site as grades horárias dos cursos de Defesa e Gestão Estratégica Internacional e Relações Internacionais.

 

Para mais informações sobre as disciplinas eletivas ofertadas pelo IRID, acesse aqui.

 

 

IRID LOGO

 

Prezados(as) membros do Corpo Social do IRID,

 

O Conselho de Graduação e Ensino do IRID realizou longo debate nos últimos meses sobre o retorno às atividades presenciais das graduações do IRID. Antecipando as discussões que acontecerão quando as atividades presenciais forem autorizadas pela Reitoria da UFRJ, o Conselho elaborou documento que aborda as principais dificuldades e limitações do retorno presencial.

 

A Proposta de Posicionamento Político-Pedagógico do IRID sobre o Retorno às Atividades Presenciais no Período Pós-Pandemia da COVID-19 está disponível no link a seguir para acesso de todo o corpo social do IRID. Destaco que o documento foi aprovado na 24 Reunião do Conselho Deliberativo do IRID.

 

Link da proposta.

cortes

 

A comunidade acadêmica do Instituto de Relações Internacionais de Defesa (IRID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem destacar, por meio desta Nota, a importância da UFRJ e das Universidades Públicas para a sociedade brasileira e denunciar o desmonte em curso dessas instituições com sucessivos cortes orçamentários. 

Neste ano de 2021 o orçamento real da UFRJ se equipara ao de 2008, o que inviabiliza o funcionamento dessa instituição, que atualmente conta com um corpo social composto por 9,3 mil técnicos-administrativos, 4 mil docentes e 65 mil estudantes, sendo esses últimos o dobro do total de 2008. Além disso, a UFRJ também conta com um amplo quantitativo de funcionários terceirizados, cuja principal fonte de renda decorre dos serviços prestados à Universidade, desempenhando funções essenciais nas áreas de segurança e limpeza, e que serão igualmente afetados por essa política de estrangulamento orçamentário.

Em 2020 a UFRJ foi imprescindível no combate à pandemia da COVID-19, por meio da realização de pesquisas de ponta, da produção de equipamentos de proteção individual (EPI), do desenvolvimento de respiradores mecânicos, do atendimento à população do Rio de Janeiro no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o maior do Estado em número de consultas, não se devendo esquecer que a UFRJ, hoje, é um dos maiores polos de vacinação da cidade. 

As Universidades são muito mais do que apenas um lugar para se obter um diploma. A UFRJ é um espaço da promoção da cidadania, da arte, da cultura, da memória, da defesa das liberdades democráticas e da justiça social. Os projetos da UFRJ, assim como os de tantas outras Universidades Públicas que estão sendo sucateadas, enriquecem a sociedade como um todo ao se comprometerem, permanentemente, com a proposição de avanços e melhorias que vão além do seu próprio espaço acadêmico.

Por isso, ressaltamos a primordial importância da retomada do investimento público na educação brasileira e do fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, a fim de que a UFRJ seja cada vez mais cidadã, democrática e socialmente referenciada. Fazemos parte da luta, seja ela contra essa pandemia que assola a todos nós, seja ela contra as injustiças que tornam nossa sociedade tão desigual, seja ela a favor da promoção da arte, da cultura, da ciência e de todas as coisas que nos unem com o povo. Essas lutas mostram que somos muito mais do que apenas um espaço acadêmico. As Universidades Públicas são parte da sociedade e atuam pela sociedade e para a sociedade!

monitoria

 

 

 

RESULTADO MONITORIA 2021 DGEI 

RESULTADO MONITORIA 2021 RI

 

Edital Especial para a disciplina de Análise de Política Externa Brasileira

 

 

Prezados/as Discentes de Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional,

 

Estão abertas as inscrições para alunas/os interessadas/os em participar do processo seletivo para bolsa de monitoria 2021, conforme Edital No 208 do Programa de Monitoria de 2021 da UFRJ. São 08 (oito) bolsas para RI e 07 (sete) bolsas para DGEI. Incrições: de 21/05 à 27/05/2021.

 

Disciplinas de RI:

Economia Brasileira Contemporânea (1 vaga);

Estudos de Problemas de Segurança e Defesa (1 vaga);

Evolução do Sistema Internacional Contemporâneo (1 vaga);

Formação do Sistema Internacional Moderno (1 vaga);

Geopolítica (1 vaga);

Introdução aos Estudos das Ris (1 vaga);

Organizações Internacionais (1 vaga);

Seminários Tópicos Especiais (1 vaga).

Edital para RI 

Formulário para inscrição em RI

 

Disciplinas de DGEI:

Fundamentos de Economia (01 vaga);

Macroeconomia (01 vaga);

Geopolítica (01 vaga);

Economia Política Internacional (01 vaga);

Introdução ao Estudo da Defesa (01 vaga);

Segurança Pública (01 vaga);

Teoria das Relações Internacionais (01 vaga).

Edital para DGEI

Edital específico das disciplinas de DGEI

Formulário para inscrições em DGEI

 

ESCLARECIMENTOS
Processo Seletivo de Monitoria 2021 Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional

  1. Inclusão na Sala de Aula Virtual do Google Classroom – Processo seletivo da disciplina de Economia Política Internacional (IRD 128)

A inclusão dos alunos na Sala de Aula Virtual do Google (Google Classroom) será feita pela Coordenação de DGEI e pelo professor Eduardo Crespo. O código para acesso à sala virtual será enviado por e-mail aos candidatos que preencheram e submeteram o formulário de inscrição.

  1. Prazo de envio das respostas da prova de seleção da disciplina de Introdução ao Estudo da Defesa (IRD 111)

O prazo para envio pelos candidatos das respostas da prova de seleção da disciplina de Introdução ao Estudo da Defesa vai até o dia 01/06/2021, para os endereços eletrônicos que constam no edital específico dessa disciplina: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atenciosamente,

Coordenação de Ensino de Graduação
Bacharelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional

 

 

nota fale

 

O IRID comunica, com pesar, o falecimento do estudante de Relações Internacionais Luiz Daniel, membro ativo em grupos de pesquisa, extensão, no Coletivo Tereza dBenguela e da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

 

Nota do Coletivo Tereza dBenguela

 

Prezados e prezadas, 

O Coletivo Tereza dBenguela vem por meio desta nota informar o falecimento do nosso companheiro e membro Luiz Daniel Marques, também conhecido como “Dn”, no dia 13/04/2021. Luiz Daniel fazia parte do coletivo desde o período de 2018.2 e sempre teve diversas contribuições em encontros e debates promovidos por nós. Além disso, também representou o coletivo na câmara de heteroidentificação.

Ao lado de Luiz Daniel sempre tivemos grandes momentos de aprendizagem e irmandade. Sua falta é dolorosa e continuará sendo muito sentida por todos aqueles que tinham uma boa relação com o mesmo. Para todos os amigos, nós desejamos muita força nesse momento tão difícil, e que jamais nos esqueçamos da alegria, dos bons momentos e das conversas que tivemos com o Daniel.

Sua partida está sendo sentida por todos nós, mas também há a felicidade e a gratidão de termos tido a chance de compartilhar grandes momentos que jamais serão esquecidos.

Muito obrigado Luiz Daniel, você sempre estará em nossos corações e jamais será esquecido.

Coletivo Tereza dBenguela.

UFRJ  CCJE LOGOlogo5logo6  icoyoutubeicoface icoinsta 

 

 

  

Localização e Contato

Endereço: Avenida Pasteur 250, fundos, Campus da Praia Vermelha.  CEP 22.290-902
Telefones: 55 21 3938-5216, 3938-5218
email: secretaria@irid.ufrj.br / secretaria.irid@gmail.com
          mapa local corte
UFRJ Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID
Desenvolvido por: TIC/UFRJ