cortes

A comunidade acadêmica do Instituto de Relações Internacionais de Defesa (IRID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem destacar, por meio desta Nota, a importância da UFRJ e das Universidades Públicas para a sociedade brasileira e denunciar o desmonte em curso dessas instituições com sucessivos cortes orçamentários.

Neste ano de 2021 o orçamento real da UFRJ se equipara ao de 2008, o que inviabiliza o funcionamento dessa instituição, que atualmente conta com um corpo social composto por 9,3 mil técnicos-administrativos, 4 mil docentes e 65 mil estudantes, sendo esses últimos o dobro do total de 2008. Além disso, a UFRJ também conta com um amplo quantitativo de funcionários terceirizados, cuja principal fonte de renda decorre dos serviços prestados à Universidade, desempenhando funções essenciais nas áreas de segurança e limpeza, e que serão igualmente afetados por essa política de estrangulamento orçamentário.

Em 2020 a UFRJ foi imprescindível no combate à pandemia da COVID-19, por meio da realização de pesquisas de ponta, da produção de equipamentos de proteção individual (EPI), do desenvolvimento de respiradores mecânicos, do atendimento à população do Rio de Janeiro no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o maior do Estado em número de consultas, não se devendo esquecer que a UFRJ, hoje, é um dos maiores polos de vacinação da cidade.

As Universidades são muito mais do que apenas um lugar para se obter um diploma. A UFRJ é um espaço da promoção da cidadania, da arte, da cultura, da memória, da defesa das liberdades democráticas e da justiça social. Os projetos da UFRJ, assim como os de tantas outras Universidades Públicas que estão sendo sucateadas, enriquecem a sociedade como um todo ao se comprometerem, permanentemente, com a proposição de avanços e melhorias que vão além do seu próprio espaço acadêmico.

Por isso, ressaltamos a primordial importância da retomada do investimento público na educação brasileira e do fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, a fim de que a UFRJ seja cada vez mais cidadã, democrática e socialmente referenciada. Fazemos parte da luta, seja ela contra essa pandemia que assola a todos nós, seja ela contra as injustiças que tornam nossa sociedade tão desigual, seja ela a favor da promoção da arte, da cultura, da ciência e de todas as coisas que nos unem com o povo. Essas lutas mostram que somos muito mais do que apenas um espaço acadêmico. As Universidades Públicas são parte da sociedade e atuam pela sociedade e para a sociedade!